quinta-feira, 28 de maio de 2009

Candidata do PEV visita o Faial

Candidata do Partido Ecologista os Verdes defende: Europa tem de dar mais atenção ao ambiente dos Açores


Ana Paula Simões, candidata do Partido Ecologista os Verdes (PEV) ao Parlamento Europeu visitou a ilha do Faial na passada segunda e terça-feira, 25 e 26 de Maio, para contactar com as realidades, potenciais e problemas ligados à protecção do meio ambiente dessa ilha.

No Jardim Botânico do Faial, a candidata pôde conhecer os importantes esforços que têm sido desenvolvidos para a preservação de espécies de flora ameaçada, bem como tomar contacto com as actividades desenvolvidas no campo da investigação e educação ambiental, que são um exemplo de sucesso, que importa multiplicar também nas outras ilhas que não dispõem deste tipo de equipamento.

Do seu contacto com a equipa de vigilantes da natureza do Faial ressalta a importância do trabalho pedagógico de proximidade que é desenvolvido por estes profissionais, que em muitos casos acaba por ser mais eficaz do que a das autoridades policiais e que procura colocar as próprias populações locais a protegerem o seu património ambiental.

O PEV considera que importa reforçar o quadro de pessoal dos vigilantes da natureza, cobrindo diversas carência graves na Região, como é o caso do Pico, onde existe apenas um elemento para toda a ilha. É também importante que seja dada maior formação aos vigilantes da natureza, dando-lhes maior capacidade de agirem como verdadeiros monitores ambientais, contribuindo para consciencializar a população local.

Houve ainda ocasião para uma visita à central de triagem da Câmara Municipal da Horta. Com um esforço apreciável do município foi possível implementar um sistema de recolha diferenciada numa vasta rede de ecopontos e começar a exportação de plástico, vidro e cartão para reciclagem, assim dando um importante contributo para a sustentabilidade ambiental da ilha. O PEV considera que este tipo de sistemas deve ser rapidamente alargado às restantes ilhas dos Açores e que os municípios devem ser apoiados e que os programas de apoio comunitários não podem continuar a sofrer inexplicáveis atrasos na sua execução.

“Precisamos ter no Parlamento Europeu deputadas e deputados que tenham consciência do insubstituível património Ambiental dos Açores. Os deputados da CDU vão exigir no Parlamento Europeu a atenção e o apoio que esta Região merece para proteger a sua diversidade e valor ambiental”, declarou Ana Paula Simões.

Sem comentários:

Enviar um comentário